25 de agosto de 2021
Os tempos mudam, a tecnologia avança, tudo parece estar mais prático, rápido e acessível. Mas se tem uma coisa que não muda, é a importância do brincar, desde a primeira infância. Hoje vemos, cada vez mais, crianças vidradas nas telas de smartphones, computadores ou televisões, às vezes até realizando atividades educativas, como colorir, montar ou desenhar. Mas será que é o bastante? Será que não está faltando um contato mais real?
O post de hoje é justamente sobre a influência e a importância do brincar. É a partir da brincadeira que as crianças conhecem o mundo e desenvolvem habilidades como coordenação motora, noção de espaço, equilíbrio, concentração, autoconfiança e estabilidade emocional. Brincar é a linguagem da infância. E, hoje, daremos algumas dicas para que você monte, em casa, um ambiente propício para essas atividades. Para saber, é só continuar lendo!
Escolha do local
O primeiro passo é encontrar um local seguro e confortável, onde a criança se sinta à vontade para brincar, criar, se divertir e soltar a imaginação. Vale qualquer lugar, pode ser um quarto, uma sala ou até varanda fechada, desde que seja de fácil acesso e garanta mobilidade, tanto para as crianças, quanto para os adultos.
Escolha dos móveis
A dica principal para a escolha dos móveis é, sem dúvida, a funcionalidade e segurança. Sempre lembrando que serão utilizados por crianças, o que demanda algumas características especiais, principalmente de design, como cantos arredondados, acabamento atóxico, elementos de fixação seguros e resistentes com dimensões adequadas para a estatura da criança, que facilitem o acesso e a organização dos brinquedos.
Além da funcionalidade, os móveis também influenciam na experiência do brincar, por isso, quanto mais coloridos e interativos, mais eles incitam a criatividade e imaginação. Vale investir em nichos, prateleiras, mesas e cadeiras de diferentes cores, principalmente as primárias, que, como já falamos por aqui, despertam diferentes sentidos.
Dicas de organização
Depois da diversão, vem a hora de guardar os brinquedos. Para a maioria das crianças, essa não é uma tarefa fácil e pode até ser um pouco chata. Por isso, facilite o trabalho com alguns objetos que possam ajudar na arrumação diária, como caixas organizadoras, nichos e prateleiras.
Outra boa dica é incentivar desde cedo as crianças a guardarem seus brinquedos após cada brincadeira, assim, cria-se o hábito da organização, e não é mais uma tarefa chata ou difícil para os pequenos. Você pode ajuda-los a separar os objetos por tipos, cores, ou tamanhos e guardá-los em diferentes lugares.
Conforto e segurança
Nada como um ambiente confortável para que as crianças se sintam acolhidas e confiantes para aprender e se divertir. Para isso, é essencial investir em tapetes, tatames, puffs, colchões e almofadas pelos cantos do espaço kids da casa. Assim, os pequenos também podem receber os amiguinhos para brincar com muito mais conforto e comodidade.
Onde há crianças, a segurança é indispensável, por isso, lembre-se de cuidar de todos os detalhes que podem representar algum perigo: instale protetores de canto de móveis, tampões de tomada elétrica, portões de proteção perto das escadas, e telas de proteção em todas as janelas e varandas. Além disso, não esqueça de deixar no alto os acessórios que necessitem de um adulto para utilizar, como tesouras, tintas e brinquedos de vidro, por exemplo.
Por fim, esteja presente nesse espaço e compartilhe esse momento com seus filhos. Com certeza, a presença da família faz toda a diferença na experiência da criança, torna o cantinho da brincadeira muito mais acolhedor, e fica para sempre na memória afetiva dos pequenos!
Gostou das dicas? Então continue nos acompanhando por aqui, estamos sempre buscando novidades e informações para compartilhar com nossos leitores, e conheça os nossos móveis para o aprendizado infantil em schoolcentershop.com.br.