A importância de incentivar o aprendizado em casa

28 de julho de 2021

Na escola as crianças aprendem sobre convivência, socialização e são introduzidos os conteúdos programados pela agenda escolar. Com certeza, o ambiente escolar é essencial e indispensável para o desenvolvimento social e intelectual das crianças, quanto a isso, não há dúvidas, mas o momento de realizar as atividades de casa, também é extremamente significativo no processo de aprendizagem, já que, através dessas tarefas, as crianças criam o hábito de estudar e relembram o conteúdo visto em aula, além de criar senso de responsabilidade. Por esse motivo, o envolvimento, incentivo e interesse da família são tão importantes, acompanhando, motivando e certificando-se de que tudo esteja em ordem.

Você já parou para pensar sobre quanto tempo de qualidade dedica aos seus filhos? Tem acompanhado e auxiliado nas tarefas escolares? Tem proporcionado momentos de afeto, diálogo e brincadeiras com os pequenos?

Estar presente e se mostrar sempre disponível para auxiliar as crianças na lição de casa é tão importante quanto ir à escola, principalmente em tempos de ensino à distância. Com o acompanhamento da família, a criança se sente mais segura e confiante para realizar as tarefas, além de ser essencial para que se estabeleça uma rotina de estudos, o que será um grande facilitador no momento de retomar as aulas presenciais. Outro ponto importante de se destacar é que, de forma alguma, é “errado” a criança precisar de auxílio: na verdade, algumas lições podem exigir, sim, o envolvimento pontual da família.

Compreender a importância do dever de casa é o primeiro passo para se envolver ainda mais nessa atividade em casa. Especialistas e estudiosos do assunto reforçam que, muito mais que uma atividade extraclasse, a lição de casa tem a função de criar hábitos de estudo, promover um laço agradável e saudável entre escola, criança e família.  Relacionar o conteúdo visto em aula com o que se faz em casa, salientando que a atividade é de responsabilidade da criança, e não dos pais, interiorizar na criança as regras e rotinas e estimular que o aluno planeja e organize sua rotina. Todas essas competências farão total diferença, não só na infância, mas para a formação do indivíduo ao longo de toda a sua vida.

No momento em que se estabelece uma rotina de estudos em casa, o rendimento da criança melhora e é possível ter uma noção mais clara dos horários e das atividades que ela está fazendo, mesmo não estando perto em todos os momentos. Dessa forma, as atividades ficam organizadas, seguindo um fluxo propício para o aprendizado, além de facilitar a conciliação entre a rotina dos pais e do aluno.

Uma boa estratégia para estabelecer essa rotina é, também, criar um cantinho de estudos ergonômico, onde a criança saiba que é um local de aprendizado e se sinta à vontade para realizar as tarefas. Esse ambiente deve ser tranquilo, lúdico e propício para a execução da lição de casa, transformando a ação em um processo agradável e não em uma obrigação maçante.

Por fim, lembre-se de que acompanhar as crianças na lição de casa não é sinônimo de cobranças excessivas e desnecessárias. Quando há orientação e uma rotina estabelecida, os resultados geram forte sentimento de satisfação, o que contribui para o fortalecimento da autoestima e motivação para realizar as tarefas com empenho e dedicação.

 Muito mais do que rendimento escolar, esse envolvimento proporciona o fortalecimento dos laços entre pais e filhos, com momentos de atenção plena e o sentimento de proteção e amparo às crianças.   Uma parceria saudável e enriquecedora entre família, aluno e escola – todo mundo sai ganhando.

 

Conheça as nossas opções de móveis infantis (como o conjubnto abaixo) para montaar o seu cantinho das crianças clicando aqui.

 

leia também

A Importância da Acessibilidade nas Escolas

09 maio 2024

Tudo que Você Precisa Saber sobre Ergonomia

07 junho 2023

School Center