11 de fevereiro de 2021
Quando falamos do processo de aprendizado, estamos não só abordando as questões internas dos alunos em si, mas também, os ambientes e as condições destes para que os alunos possam se sentir confortáveis a ponto de poder ter mais foco e absorver o conteúdo, facilitando a dinâmica da aula.
Essas condições ideais passam pela temperatura, pela luminosidade, pela acústica, pela arquitetura do prédio e também pela distribuição e conforto dos móveis, de forma com que todos esses fatores sejam levados em conta e propiciem um ambiente mais fluído para aprender.
Assim, vamos abordá-los a seguir.
Conforto térmico
A temperatura é um fator bastante relevante para a capacidade do aprendizado em si, pois se estiver muito alta, compromete as habilidades de raciocínio dos alunos, e se estiver muito baixa, compromete as suas habilidades motoras.
Como a sala de aula costuma ser um ambiente com uma grande quantidade de pessoas por m², a sua temperatura costuma ser mais elevada, e pode ser equilibrada através de ventilação natural ou, em casos de lugares com clima mais oscilante, através de ventilação forçada.
Conforto visual
A luminosidade e a forma como ela reflete no ambiente e, especialmente no quadro, são capazes de gerar uma necessidade de esforço maior para a compreensão do que está sendo escrito pelo professor, fazendo com que o aluno tenha que ter mais foco em tentar aprender do que em estar, de fato, aprendendo.
Diante disso, a luz natural é uma grande aliada para as salas de aula, e a luz artificial deve ser utilizada em casos onde a natural não é suficiente.
Conforto acústico
Estamos sempre sujeitos a ruídos internos e externos, e esses ruídos podem atrapalhar a capacidade de concentração e gerar uma grande irritabilidade, especialmente em momentos em que é preciso ter uma grande atenção.
Dessa forma, a arquitetura do prédio escolar e a quantidade de ruídos de fora que podem entrar na sala de aula são fatores relevantes para serem observados e, se necessário, otimizados para que o conforto acústico esteja mais presente.
Arquitetura da edificação escolar
A arquitetura da edificação escolar é uma grande responsável por ajudar a proporcionar essas dimensões de conforto para o aluno, tanto da sala de aula para dentro, conforme vamos abordar ainda no próximo tópico, quanto da sala de aula para fora, pensando em como o ambiente externo interage com a escola e os alunos que vão estar ali.
Conforto físico
Quando falamos nos móveis, a distribuição dos conjuntos individuais (mesas e cadeiras) é um fator relevante para proporcionar a sensação de espaço para cada aluno. Além disso, móveis com ergonomia são fundamentais para evitar possíveis desconfortos e diminuir consideravelmente o risco de lesões.
Concluindo
Para que os alunos possam exercer a sua capacidade plena de raciocínio em busca de aprender, um conjunto de dimensões físicas no seu entorno devem ser otimizadas pensando no seu conforto.
Quanto mais conforto, menos irritabilidade e mais foco diretamente nas possibilidades de aprender o conteúdo e interagir de forma produtiva na aula.
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