A Importância do Conforto no Processo de Aprendizado

11 de fevereiro de 2021

Quando falamos do processo de aprendizado, estamos não só abordando as questões internas dos alunos em si, mas também, os ambientes e as condições destes para que os alunos possam se sentir confortáveis a ponto de poder ter mais foco e absorver o conteúdo, facilitando a dinâmica da aula.

Essas condições ideais passam pela temperatura, pela luminosidade, pela acústica, pela arquitetura do prédio e também pela distribuição e conforto dos móveis, de forma com que todos esses fatores sejam levados em conta e propiciem um ambiente mais fluído para aprender.

Assim, vamos abordá-los a seguir.

 

Conforto térmico

 

A temperatura é um fator bastante relevante para a capacidade do aprendizado em si, pois se estiver muito alta, compromete as habilidades de raciocínio dos alunos, e se estiver muito baixa, compromete as suas habilidades motoras.

Como a sala de aula costuma ser um ambiente com uma grande quantidade de pessoas por m², a sua temperatura costuma ser mais elevada, e pode ser equilibrada através de ventilação natural ou, em casos de lugares com clima mais oscilante, através de ventilação forçada.

 

Conforto visual

 

A luminosidade e a forma como ela reflete no ambiente e, especialmente no quadro, são capazes de gerar uma necessidade de esforço maior para a compreensão do que está sendo escrito pelo professor, fazendo com que o aluno tenha que ter mais foco em tentar aprender do que em estar, de fato, aprendendo.

Diante disso, a luz natural é uma grande aliada para as salas de aula, e a luz artificial deve ser utilizada em casos onde a natural não é suficiente.

 

Conforto acústico

 

Estamos sempre sujeitos a ruídos internos e externos, e esses ruídos podem atrapalhar a capacidade de concentração e gerar uma grande irritabilidade, especialmente em momentos em que é preciso ter uma grande atenção.

Dessa forma, a arquitetura do prédio escolar e a quantidade de ruídos de fora que podem entrar na sala de aula são fatores relevantes para serem observados e, se necessário, otimizados para que o conforto acústico esteja mais presente.

 

Arquitetura da edificação escolar 

 

A arquitetura da edificação escolar é uma grande responsável por ajudar a proporcionar essas dimensões de conforto para o aluno, tanto da sala de aula para dentro, conforme vamos abordar ainda no próximo tópico, quanto da sala de aula para fora, pensando em como o ambiente externo interage com a escola e os alunos que vão estar ali.

 

Conforto físico

 

Quando falamos nos móveis, a distribuição dos conjuntos individuais (mesas e cadeiras) é um fator relevante para proporcionar a sensação de espaço para cada aluno. Além disso, móveis com ergonomia são fundamentais para evitar possíveis desconfortos e diminuir consideravelmente o risco de lesões.

 

Concluindo

 

Para que os alunos possam exercer a sua capacidade plena de raciocínio em busca de aprender, um conjunto de dimensões físicas no seu entorno devem ser otimizadas pensando no seu conforto.

Quanto mais conforto, menos irritabilidade e mais foco diretamente nas possibilidades de aprender o conteúdo e interagir de forma produtiva na aula.

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