27 de outubro de 2022
O hábito é uma rotina de comportamentos que criamos ao longo da nossa vida. Eles podem ser ruins ou bons, seja para nossa saúde, para nosso trabalho, nossos estudos ou para relacionamentos.
Quando não estamos satisfeitos com um hábito, procuramos formas de como moldar o existente ou simplesmente criar um novo que beneficie mais no que buscamos e, assim, nos aproximar dos resultados esperados.
Mas como um hábito é formado?
Os hábitos acontecem através de uma rotina, e a rotina é a escada que levará ao hábito. Uma coisa está ligada a outra, por isso abordaremos três hábitos saudáveis para você adicionar em sua rotina que irão proporcionar um melhor processo de aprendizagem.
-
Criando o hábito
Muitas pessoas confundem rotina e hábito, sendo que, como falamos anteriormente, o hábito surge através da rotina. Por exemplo: quando fazemos muito da mesma coisa, logo isso começa a ser feito de forma automática e até esquecemos, e é assim que pode surgir aquele momento em que botamos em dúvida se realmente fizemos ou não a tal tarefa, pois passa totalmente despercebida. O mesmo irá acontecer quando dedicar um tempo a estudar determinado conteúdo, limitando a determinado período do dia e dia da semana.
Ou seja, a prática repetida de algo se transforma em um conhecimento ou experiência, e, com o tempo, torna-se fácil e natural a ponto de acabarmos fazendo com muito menos esforço.
Além de entendermos como funciona o hábito na rotina, precisamos entender que cada pessoa é única e tem a sua própria maneira de aprender. Existem várias técnicas que funcionam melhor ou pior para cada um, então sempre respeite o tempo e o jeito das pessoas quando o assunto é processo de aprendizagem e memorização.
-
Concentração
Estudar nem sempre é uma das atividades que estamos dispostos a realizar no momento, mas sabemos que um estudo concentrado pode otimizar o tempo e gerar resultados independentemente da quantidade de horas de estudo por dia.
É importante estudar com organização de tempo e conteúdo, o estudo aleatório causa desconcentração, uma vez que não se segue uma rotina acabamos nos perdendo na hora de criar um hábito eficiente.
O local de estudo também é um influenciador na concentração, separe um local para estudos organizado e limpo que limite o acesso a coisas que gerem gatilhos de distração como revistas, televisão ou celular por exemplo.
-
Motivação
Como comentamos brevemente nos tópicos anteriores, para termos uma rotina de sucesso precisamos criar o hábito de estudar, começando a avaliar o método que mais funciona e moldarmos as coisas ao redor para termos mais concentração na hora dos estudos.
Ter um autocuidado e respeitar seus limites também faz parte de bons hábitos e geram motivação nos estudos, afinal, um desequilíbrio entre o corpo e a mente dificultam a absorção de qualquer conhecimento novo.
Mas, como podemos competir entre assistir uma série da netflix ou estudar?
A tarefa mais complicada é mudar a recompensa do pós estudo. Você pode tornar sua rotina algo legal sem precisar tornar as suas tarefas desestimulantes, isto é, precisamos moldar o nosso cérebro através do nosso comportamento.
Ao invés de assistir uma série, você pode ler um livro de ficção. Deixe seu cérebro produzir dopamina de um jeito diferente dessa vez! Estudar e ter pausas menos desestimulantes agregam muito no nosso centro de recompensa.
Outra forma de tornar os estudos mais motivadores é criar um ritual, uma forma de agregar valor maior àquilo que é necessário fazer, como por exemplo: que tal tomar seu chá preferido todo dia durante os estudos, ou tomar um açaí uma vez por semana em determinado dia que você sentir melhor?
No final de tudo, as tarefas vão se tornando fáceis e sua rotina se transforma em algo mais leve, sem competição de tarefas. Dessa maneira, seu cérebro irá se acostumar que, a partir daquele momento, é hora de estudar.