Brincadeiras para fazer nas férias escolares

15 de janeiro de 2022

Tão aguardadas pelas crianças, as férias escolares finalmente chegaram. Mas o que é sinônimo de alegria para a criançada, também pode ser uma preocupação a mais para os pais, já que as crianças, acostumadas com os coleguinhas e atividades escolares o dia inteiro, passam a ter muito tempo ocioso em casa.

Passear em parques, shoppings e playgrounds é uma opção bastante divertida, porém nem todas as famílias têm essa disponibilidade. Além disso, alguns pais não conseguem tirar férias no mesmo período do recesso escolar. E aí vem a questão: como entreter as crianças e não deixá-las entediadas durante esse período?

O post de hoje é justamente para te ajudar a manter a criançada ocupada, e ainda compartilhar tempo de qualidade e atenção plena com os seus filhos. Por isso, listamos 4 brincadeiras para fazer em casa que, além de ocupar o tempo de forma divertida, também são excelentes maneiras de desenvolver habilidades importantes para os pequenos. Então continue lendo para descobrir:

 

Sessão de cinema em casa

 

Esta é uma brincadeira simples e divertida para compartilhar bons momentos com as crianças. Prepare um cantinho confortável e divertido para as crianças se acomodarem, pode ser o próprio sofá, um colchonete no chão ou cobertas e travesseiros. Depois prepare algumas comidinhas e lanches especiais para esse momento, como uma boa pipoca, sucos, salgadinhos e bombons. Por último, selecione os filmes: uma boa dica é escolher filmes que marcaram a sua infância e apresentá-los às crianças.

 

Pintura com tinta guache

 

Este é um clássico que nunca perde a graça! Essa brincadeira estimula os sentidos dos bebês e das crianças e é fundamental para garantir o bom desenvolvimento motor e cognitivo. As brincadeiras com tinta oferecem uma possibilidade vasta de experimentações e fazem a felicidade da criançada. Além disso, é uma tarefa barata e simples de ser executada que gera muitas gargalhadas, mas é preciso ter disposição para sujar a roupa, o cabelo e a pele e tomar alguns cuidados para que o caos não se instale no local.

 

Brinquedos de montar

 

Aproveitar brinquedos que incentivem a construção ajudam a estimular o foco, a paciência e a persistência da criança, além de sempre trazer um resultado agradável depois que o brinquedo está montado. Seja montar casinhas, cidades, carrinhos... a diversão acontece e o tempo é aproveitado com qualidade, proporcionando ótimos momentos.

É sempre importante frisar sobre ter atenção com o tamanho das peças do brinquedo que você escolher, para evitar qualquer risco.

 

Boia ou afunda

 

Para fazer essa atividade você vai precisar de uma bacia e vários objetos e brinquedos de diferentes tamanhos e pesos. O ideal é que a criança ajude na escolha dos objetos. Encha uma bacia de água e coloque os objetos do lado. Peça para a criança ir colocando um objeto de cada vez e observar o que acontece com cada objeto. Ao longo da brincadeira, converse com a criança para mostrar qual era a diferença entre os objetos que afundavam e os que flutuavam. Essa atividade ajuda a fixar conceitos de leve e pesado e estimula o gosto pelos experimentos de ciência.

Por fim, lembre-se que o brincar vai além da diversão. É por meio da brincadeira que a criança se relaciona com o mundo e estabelece laços afetivos. Os incentivos irão contribuir para a sua formação, por isso, os pais atuam como estimuladores da construção desse desenvolvimento. As relações que se estabelecem no processo do brincar são tão importantes quanto os demais cuidados que os pais ou responsáveis têm no dia a dia com as crianças. Boas férias e ótimas brincadeiras!

leia também

A Importância da Acessibilidade nas Escolas

09 maio 2024

Tudo que Você Precisa Saber sobre Ergonomia

07 junho 2023

School Center